sábado, 24 de julho de 2010

Operação salvamento: concluída! (e falando um pouquinho sobre porosidade...)



Faz um tempinho que eu deveria ter postado aqui sobre como conseguir ajeitar o cabelo que ficou muito poroso, seco e mais fragilizado depois de usar uma tinta.

Demorei pra conseguir um resultado satisfatório, mas foi por pura falta de tempo.

Tá certo, mas vc pode me perguntar como eu sei que o cabelo estava poroso?
É simples, vc sente o cabelo áspero, geralmente ele fica mais volumoso que o normal e também vc sente que mesmo quando hidrata o cabelo ele perde a hidratação fácil.

Sabe quando vc hidrata os fios e ele fica lindo na hora, mas no dia seguinte ele já está seco novamente?
Isso pode ser porosidade excessiva! Significa que as cutículas dos fios estão mais abertas que o normal e assim a hidratação que vc fez vai embora num piscar de olhos.

Sem falar muito de teoria o que eu percebo que em mim dá super certo pra driblar esse problema e também o ressecamento e a fragilidade dos fios causada por qualquer química é uma simples combinação feita em duas etapas:

1) Umectação + reconstrução + uso de um condicionador ácido
2) Umectação + hidratação + uso de um condicionador ácido

Fácil, mas tem 2 detalhes importantes. Em mim essa umectação tem que ficar de um dia pro outro (overnight) e os procedimentos devem ser feitos com um intervalo de 2 dias, se eu não fizer assim não funciona bem.

No caso eu usei nas etapas que citei acima:

1) Essencial Oils da Avlon + máscara Amino Shock da Vive + condicionador da Trivitt
2) Óleo de coco da Salon Brasil + máscara Opti.smooth da Matrix + condicionador Trivitt

Dos óleos eu já falei aqui e aqui.
Fazer umectação é fundamental, etapa super importante, ela hidratata e também ataca super bem a porosidade.

A máscara amino shock eu usei pela primeira vez e adoreiiiii, escolhi esta por já ter ouvido falar que era ótima especialmente para cabelos porosos!

A máscara da matrix é na realidade reestruturante, ou seja, ela hidrata e também faz uma reconstruçãozinha bem de leve, mas eu já tinha lido ótimas resenhas sobre ela e resolvi usá-la. Confesso que me decepcionei um pouco, mas eu vou usar mais vezes pra poder falar melhor.

O condicionador da trivitt também já falei dele aqui, e eu resolvi usá-lo por ele ter um pH bem baixo e sela bem as cutículas, ajudando a segurar o tratamento nos fios e agindo na porosidade. Acho fundamental também.
Na ausência de um condicionador de pH bem baixo, vale colocar uma gotinha (ou 2 vai) de vinagre na porção de condicionador que for ser usada. Não coloque em todo o frasco, vai estragar o condicionador!

No fim das contas o processo todo funcionou.

Recomendo fazer esse intensivão de tratamentos se o cabelo estiver debilitado, mas dependendo os produtos escolhidos e do estado do cabelo pode não resolver logo, mas certamente mal não vai fazer. Vale a pena tentar!





7 comentários:

  1. oi flor tudo bem? após ler várias resenhas sobre esse essential oils da avlon gostaria de comprar, mas tem que ser pela internet pois na minha cidade não encontro essa marca...infelizmente procurei na nissey e percebi que eles pararam de vendar a marca..poderia me indicar uma loja virtual de confiança que vende o produto? se puder me ajudar desde já agradeço bjinhos

    ResponderExcluir
  2. ah por favor enqto não acho o produto, será que tem como fazer umectação com bepantol ou óleo de oliva p/ quebrar um galho? funciona? bjao

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda!

    Então, eu só conheço a Nissey mesmo. Pena q não vendem mais avlon.
    Tem outra loja que vende mas já tive sérios problemas com ela então nem indico.

    Vc pode fazer a umectação com azeite de oliva extra virgem, na farmácia vc tb encontra super fácil e barato óleo de rícino. Na mundo verde tem óleo de abacate e outros óleos vegetais.
    Todos eles funcionam.
    Sobre misturar com bepantol acho q mal não faz.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Amanda,
    Comprei essential oils da avlon na loja cabelos lindos (www.cabeloslindos.com.br). Chegou super direitinho sem problema algum!!!
    Acompanho o blog, mas nunca havia postado antes... não estou fazendo propaganda do site não tá!. Li a sua dúvida e como eu poderia te ajudar resolvi postar. Sou cabelo maniacaaa! rsrs
    Um grande beijo a Maressa!!
    Amo suas postagens....

    ResponderExcluir
  5. OI, Maressa

    É esse o post que vc me recomendou?

    Bjks

    http://gaspinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Miss, identifiquei os problemas com meu cabelo no seu post!!! Amei as dicas.
    Estou com o cabelo estranho desde o ano passado, mas hj vou comecar o tratamento rsss.
    Bjos!

    ResponderExcluir